Pedro Avelino

Rio Grande do Norte – RN

• Histórico

A partir de 1530, até metade do século XVIII as terras brasileiras eram doadas a donatários, e estes dividiam com outras em seismarias (terras incultas)

A capitania do Rio Grande do Norte pertencia a João de Barros, escritor e nobre português. Embora tenha sido escolhido pelo Rei D. João III, para explorar a capitania, nunca veio ao Brasil e resolveu dividi-la em seismarias. Em 22 de julho de 1786, foi concedido ao coronel Antônio Barros Bezerra as terras que englobam o município de acordo entre o donatário e o Rei de Portugal. Este cidadão de acordo com o Decreto possuiria as terras por 200 anos. Os primeiros moradores e arrendatários foram os irmãos portugueses: Diogo, Gaspar, Jacinto e Félix Lopes dos Reis.

Após 10 anos começaram a chegar outras famílias atraídas pela fertilidade e espaço oferecido pelos seismeiros, que mais tarde, formaram a árvore genealógica do povo Pedroavelinense. Foram as seguintes famílias: Câmara, Inácio da Costa, Batista, Leocádio, Bezerra, Xavier de Meneses, Pereira Pinto, Ferreira, Medeiros e Araújo.

Em 1866 o professor Francisco Januário Xavier de Meneses, instituiu a primeira escola, em 1877, ocorreu uma grande seca, como o vilarejo tinha uma lagoa grande (no centro da Cidade) com água em abundância e muito peixe, o vilarejo cresceu muito. No mesmo ano o construtor Manoel Cabral de Macedo, construiu um cemitério público às margens do Rio Gaspar Lopes. Em 1912 foi criada a feira livre aos domingos (na Rua Ernesto da Costa – Rua Velha). Em 1916 foi erguida a capela de Santa Luzia pelos pedreiros João Cândido e João Gomes, onde tinha em frente o emblema da Santa Cruz, (hoje Praça José Alves da Câmara) sendo vigário da paróquia o Padre Ulisses Maranhão. Em 1920 foi iniciada a construção do mercado público pelo Prefeito de Angicos.

Em 24-12-1921, Gaspar Lopes passou- se a chama-se Epitácio Pessoa, numa homenagem ao grande Presidente Nordestino que tinha como lema: Governar e abrir estradas, e trouxe a estrada de ferro até o vilarejo. No dia 08-01-1922 foi inaugurada a estrada de ferro, e o crescimento do vilarejo foi grande e próspero, pois era o fim do ramal.

Gentílico: pedro-avilinense

• Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Epitácio Pessoa, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Angicos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Epitácio Pessoa, figura no município de Angicos.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pedro Avelino, pelo decreto estadual nº 146, de 23-12-1948, desmembrado de Angicos. Sede no atual distrito de Pedro Avelino ex-Epitácio Pessoa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município já denominado Pedro Avelino é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

• Alteração toponímica distrital

Epitácio Pessoa para Pedro Avelino alterado, pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948.

Fonte:https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/riograndedonorte/pedroavelino.

Atrações Turísticas

Fonte : www.cidade-brasil.com.br/municipio-pedro-avelino.

Hino do Município

Sobre as glebas do céu potiguar
nova estrela brilhou de verdade
e o seu povo bradou jubiloso
ombreado aos demais liberdade

Celebremos irmãos
com carinho e amor
nossos feitos, nossas tradições
pra alegrar o futuro
com todo labor
nossas glórias
e demais gerações
(REFRÃO)

Sua gente hospitaleira e boa
tem origem no luso que um dia
implantou nessas plagas a fé
o trabalho, honradez e alegria

Aos seus campos de verde algodoeiro
revestido de dourada flor
são retalhos da nossa bandeira
na riqueza de todo labor

Na bonança ou miséria das secas
o valor do seu povo é potente
a lutar com demanda e coragem
a vencer num progresso crescente

Conquistado por nossos maiores
liberdade política hoje temos
liberdade economicamente
com coragem e esforço a teremos.